segunda-feira, 6 de junho de 2011

Balanço Energético Negativo = Anestro = Baixa Produção de Bezerros.



Na foto acima, podemos observar que o balanço energético, é um grande problema, para a fêmea nelore criada a pasto, recuperar sua condição corporal e estar apta para desenvolver uma nova gestação.


O retorno ao estro no pós-parto geralmente é mais longo em vacas de corte zebuínas do que em vacas de corte taurinas. Com relação à presença do bezerro alguns autores citam a sucção como sendo importante fator em atrasar o retorno a ciclicidade pós-parto, especialmente em fêmeas zebuínas. A intensidade do balanço energético negativo e os manejos de mamadas adotados podem influenciar o retorno a ciclicidade em animais zebuínos criados a pasto, sendo geralmente maior que 100 dias após o parto.

Levando em consideração que as fazendas de cria estão se deslocando cada vez mais para solos mais pobres, dentro do contexto do manejo reprodutivo, a obrigatoriedade da suplementação mineral torna-se ainda mais evidente.

Podemos destacar entre os minerais o fósforo.

"A pouca riqueza em fósforo dos nossos solos e portanto, das nossas forrageiras, é um dos principais fatores responsáveis pela baixa produtividade dos nossos rebanhos".



E será que todas as fazendas ligadas a produção de bezerros estão fazendo essa suplementação mineral ?  Com certeza não. Então cabe aos profissionais de campo reverter a situação, para evitar a queda de produção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário